CANTO E LÁGRIMA: VIDA INTENSA E NÃO REGIDA

"Regida demais, intensa de menos. Lágrimas engolidas pelos cantos da alma que não tem tempo pra sorrir, chorar, sentir. Mãe, irmã, filha, amante, dona de casa, esposa, profissional exemplo..." Relatos das várias mulheres que se escondem dentro de cada mulher, seu mundo, intocável para aqueles que só enxergam com os olhos da carne.

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

sábado, 25 de janeiro de 2014

O óbvio

Somos água de chuva empoçada na lama cinza do cotidiano. O tédio mora no mesmo:

O mesmo velho colchão... mesmo travesseiro...  mesmo cobertor... mesmo pijama... o mesmo programa de tv na madrugada pra tentar driblar a insônia - mais uma vez sem sucesso!


Os mesmos sapatos... mesmo café da manhã apressado... o mesmo olhar fixo no chão do elevador pra não ter q falar com o vizinho... o mesmo "bom dia" desinteressado pro colega de trabalho... 


A mesma expectativa de algo novo posta sobre os mesmos velhos hábitos!


A mesma sensação de rejeição quando aquele beijo demora demais e acaba não acontecendo (pelo menos ainda)... Enfim, o mesmo coração partido que tava lá desde o último amor findo... as mesmas decepções pelos mesmos velhos assuntos, e ainda assim, a mesma ansiedade fazendo o coração pular no peito quando um sorriso nos faz brilharem os olhos...


São os mesmos sentimentos, os mesmos comportamentos e as mesmas expectativas... como é que podemos esperar algo novo após a repetição incessante das mesmas ações???


E se de repente as coisas começassem a ser diferentes? E se algo atravessasse o óbvio e nos desse uma palmada na cara??? Nós iríamos revidar?


E se corrêssemos? Corrêssemos até não termos mais pernas... Se corrêssemos rasgando em nós as certezas..? saltando paradas obrigatórias..? seguindo além do nosso destino..?


E se seguíssemos como um rio que corre pro mar e sua lição, mais que chegar ao mar, é correr, sem parar, sem interromper seu percurso por causa de pedras ou de quedas..?


E se essa fosse a função de minhas pernas? de meus pensamentos? Correr sem questionar ou sem contar com a chegada. Apenas para atravessar tudo aquilo que se me coloca diante dos olhos....


É só quando conseguimos olhar diretamente para os olhos do óbvio que podemos ver que hoje NÃO é o MESMO dia de ontem. É nos despindo do que desejamos que percebemos que estamos sempre ganhando presentes do dia-a-dia:

É o mesmo colchão, mas a noite é única, e estes últimos sonhos lindos, também...

Um sonoro "BOM DIA!" no elevador me faz observar que o vizinho deixou uma linda barba cerrada...

Um cappuccino logo pela manhã pode agitar e colorir o ambiente de trabalho, e fazer as horas voarem como meus cabelos ao vento...

Deixar de esperar aquele sorriso pode me mostrar o brilho nos olhos de alguém que me observa sorrir e cantarolar...

Há uma infinidade de sentimentos esperando para imprimir alguma magia em nossas vidas se nós apenas olharmos pra fora, abrindo nossas portas e janelas e deixando a vida entrar enquanto corremos...

Eu corro!!! Corro do comum. Corro de encontro ao que se esconde no óbvio, para assim ganhar cores e olhos novos!!!


segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Fascínio

"I'm here with chicken, chicken alive."
Um pensamento estrangeiro me invade na tarde vazia. Tarde nostálgica.
Galinhas andam pelo jardim ensinando seus pintos a subirem nas árvores para dormir.
No canteiro, flores vermelhas furtam cores amarelas, verdes e azuis.
O pôr do sol no horizonte é uma poesia perfeita e muda, que me toca profundamente.
Certos sentimentos exercem alguma fascinação sobre mim...

Fascinação: "teu olhar, tonto de emoção", em meu corpo-luz. Sedução!
Me faz lembrar dos contos de fadas que nunca vou viver.
Um príncipe-sapo... Uma princesa controversa... Cores tortas..!
Um açougueiro!! Sangue, muito sangue!!!
Uma história de amor é assassinada e vendida em partes.
Picanha, coxão duro, costelinha... Peito!

A morte não cai bem na fantasia... Wonderland!
...um garoto furta-cor que só existe no transe da menina cinza.
Cinza máscara! Cinza faz de conta que não me vê.
Muitas cores... Cores para furtar debaixo da roupa cinza...
...cores, mil cores ela vê nos dois espelhos que lhe despem.
Nudez difícil. Linda e incrivelmente esclarecedora.

Toda uma paleta de cores oculta!
Cores vivas, vibrantes, tímidas, mas com uma infinidade inesperada de tons.
Uma tarde tranquila, um alaranjado pôr do sol de quase Cerrado e
a luz de uma estrela tropical embalada por estrangeirismos.
"Cash! Could solve a lot of problems."
Mas acho que a luz queima nos corações sem pensar nisso.

Luz não pensa, brilha!
Brilha, irradia e reflete afastando sombras e fantasmas!
Brilha como os anjos que enfeitiçam os sonhos!
O sorriso do gato de Alice brilhando no céu quando a noite cai.
Banhando a terra de magia e de sentimentos lunares (Lunáticos?).
Que os loucos sejam louvados. Eles não têm vergonha de ser felizes!!!




segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Através dos Tempos

Tenho um acordo com meu passado, nem ele pensa em mim, nem eu perco meu tempo tentando resgatá-lo!

Foram anos de diálogo e de acusações, culpas e lágrimas, alguns sorrisos também, e umas gargalhadas, antes de chegarmos a este acordo. E foi bom: Nem eu fico revirando e cutucando ele nem ele insiste em me assombrar!

Alguns fantasmas por vezes me visitam e conversamos um pouco, ou discutimos... todavia sempre posso saber que serão breves visitas. Eles não me pertencem, nem ao meu presente... Sou eu quem os permito! Pode parecer um pouco triste, entretanto sei que eles também sentem solidão. Acabamos por nos consolar.

Tenho também anjos que vêm me ver. Alguns do passado, mas os mais frequentes são os do presente. Carrego um carinho especial por aqueles que perduram através dos tempos. São pontos de luz em meu caminho, que me expõem às minhas próprias cores de estrela.

Mesmo assim, só quem dialoga comigo de fato é o Presente, esse lindo, ligeiro, intenso e movimentado presente. Por vezes até sereno, muitas vezes agitado, às vezes desconhecido, noutras, deliciosamente comum, pra variar, e em alguns momentos, nem comum nem delícias, simplesmente meu tempo. Tenho nele tintas, pincéis, carvão, espátulas, todo o material que quiser usar para desenhá-lo no que ainda existir de espaço nu...

Digo no que houver de "espaço nu", porque nele há cores, manchas e marcas de passado. umas mais intensas e outras sombreadas, lembrando que por ali atravessaram alguns corações. Mesmo assim, há sempre um espaço a colorir porque o futuro vem acrescentando mais folhas brancas para serem construídas no decorrer de um tempo que só existe quando chega e acontece.

Meu futuro é um senhor desconhecido que nunca encontro e a quem às vezes dou ouvidos. É uma pintura em movimento contínuo que há algum tempo descobri que nem sempre serei capaz de coordenar. Ainda assim, em presente, gosto de me encher de tinta e preparar vários pincéis diferentes pra poder criar texturas interessantes e imagens novas incríveis. Ao final, meu pincel não faz a tela do futuro, eu pinto meu sonho ciente de que ele talvez desbote um pouco ao se tornar realidade

Pinto meu futuro com as cores radiantes que me trazem os anjos, afinal como ele ainda não é, pode ter as cores e texturas que eu bem escolher. Quero as melhores, as mais brilhantes, as mais vivas, em composições mágicas! Assim posso ser conto de fadas de vez em quando... Só pra não deixar as fumaças de um passado triste ou de um infortúnio inesperado me acinzentarem os sonhos!

Passado? Presente? Futuro?




Do passado: a lição, o aprendizado, o amadurecimento forçado.
Do presente: a atenção, o foco, o exercício diário da atitude, agora calculada.
Do futuro: a tela mágica que muda de cor todo dia pelas cores dos meus pincéis, o conto de fadas, e a vontade interminável de tornar real o belo sonhado.

Que me venham novas cores!